Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA CITOLOGIA ORAL EM FUMANTES

Fundamentação/Introdução

Introdução: A cavidade oral é uma região passível de modificações epiteliais, principalmente quando exposta a agentes agressores como o cigarro. A citologia oral é um método não invasivo capaz de identificar e auxiliar na diferenciação de lesões e modificações epiteliais da cavidade oral.

Objetivos

Objetivos: O objetivo deste trabalho foi descrever os resultados do exame citológico oral de indivíduos fumantes.

Delineamento e Métodos

Métodos: Trata-se de um estudo transversal, prospectivo, observacional, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 6.556.174). Amostras citológicas da cavidade oral foram coletadas mediante raspagem com escova do tipo cytobrush em pacientes odontológicos fumantes, atendidos em uma Estratégia Saúde da Família da cidade de Cruz Alta, RS. Os esfregaços das amostras foram submetidos à coloração pela técnica de Papanicolaou. A análise dos critérios citomorfológicos baseou-se na observação citoplasmática e nuclear das células, conforme critérios adaptados de diretrizes internacionais.

Resultados

Resultados: Das 23 amostras analisadas, 12 (52%) apresentaram resultado dentro dos limites da normalidade e 11 (48%) apresentaram alterações reativas compatíveis com inflamação. Os critérios de inflamação observados foram: hiperceratose, binucleação, pseudoeosinofila, cariomegalia, halo perinuclear, metacromasia e vacúolo, presentes em 90%, 45%, 36%, 27%, 27%, 27%, e 9% das amostras respectivamente.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: Indivíduos fumantes estão suscetíveis a modificações no epitélio oral, as quais podem ser rastreadas pelo exame de citologia oral.

Palavras Chave

Palavras-chave: Citologia. Tabagismo. Inflamação.

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

BÁRBARA DOS SANTOS DA SILVA, JAMILY BORGES CREMONESE, JANAINA COSER, VICTÓRIA SILVA FRAPORTI, GUILHERME SEIBEL FAGUNDES