Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DOS GENOTIPOS IDENTIFICADOS EM PACIENTES DIAGNOSTICADOS NO BRASIL COM SINDROME DE COHEN: UMA REVISAO SISTEMATICA

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Cohen (SC; OMIM 216550) é uma doença multissitêmica autossômica recessiva, caracterizada por mutações no gene VPS13B, não há tratamento específico, com diagnóstico complexo e ainda com poucas informações sobre a correção genótipo-fenótipo.

Objetivos

Analisar artigos publicados que abordem o diagnóstico de pacientes com SC no Brasil.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, buscando identificar estudos que avaliaram, diagnosticaram ou relataram pacientes com SC no Brasil. A busca foi realizada por pares. Esta revisão foi conduzida em quatro etapas: identificação, seleção, avaliação de elegibilidade e inclusão. As pesquisas bibliográficas foram realizadas no período de 2000-2024, em periódicos científicos indexados nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico, SciELO, Medline e Lilcas utilizando como termos de busca: Síndrome de Cohen; COH1; VPS13B; Brasil, tanto em português como inglês. Posteriormente, os estudos foram avaliados de acordo com o título e com o resumo. Foram excluídos artigos que não utilizaram pacientes brasileiros e que artigos com pacientes sem confirmação de SC. A partir dessas análises, os artigos foram aprofundados na fase da avaliação, por meio da leitura completa dos artigos. Os estudos incluídos têm os seguintes critérios de elegibilidade: estudos que relatam pacientes com diagnóstico confirmado de SC na população brasileira.

Resultados

O resultado do processo de busca foi de 72 artigos nas cinco bases de dados pesquisadas. Posteriormente, foi realizada a triagem dos artigos pelos títulos e resumos, dos quais 21 artigos foram selecionados, 10 foram excluídos por serem artigos incompletos, artigos de opiniões e hipóteses médicas, artigos que não utilizaram pacientes brasileiros, artigos de revisões de literatura e artigos cujos pacientes não tinham diagnóstico confirmatório de SC, resultando em 11 artigos. Dos 11 artigos, 8 foram selecionados a partir dos critérios de elegibilidade. A partir desta revisão sistemática da literatura foi possível concluir que há um baixo índice de publicação sobre os pacientes com SC diagnosticados no Brasil, além disso é possível verificar que não há uma variante mais prevalente entre os pacientes assim como as suas manifestações clínicas.

Conclusões/Considerações Finais

Os artigos abordam diferentes aspectos, como manifestações clínicas e variantes. Não há uma variante mais prevalente, assim como manifestações clínicas mais específicas entre os pacientes brasileiros.

Palavras Chave

Síndrome de Cohen, COH1, VPS13B, Genótipo, Brasil.

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

GUSTAVO MOTTIN RIZOWY, LAURA GARLET