Dados do Trabalho


Título

TOXINA BOTULINICA TIPO A PARA CONTROLE DE DOR GRAVE NA NEURALGIA DO TRIGEMEO: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A neuralgia do trigêmeo (NT) é uma condição de dor crônica, caracterizada por episódios espontâneos de dor tipo choque elétrico ou pontada nas regiões da face inervadas pelo quinto nervo craniano. A dor intensa prejudica a qualidade de vida, podendo causar depressão e afastamento social. Existem terapias farmacológicas e cirúrgicas disponíveis para o tratamento da NT. A terapia farmacológica é a intervenção inicial preferida, sendo utilizado fármacos anticonvulsivantes como a carbamazepina e oxcarbazepina. Ambos os medicamentos são iniciados em uma dose baixa e titulados para cima até que a dor seja controlada, em alguns pacientes a eficácia das medicações diminuem ao longo do tempo. Em casos em que os pacientes são refratários a medicamentos, se recomenda a realização de microcirurgias neurológicas. No entanto, ambos os tratamentos têm seus efeitos adversos associados, sobretudo em pacientes idosos, onde há maior incidência da NT. Dessa forma, surge a necessidade de terapias de menor risco. A toxina botulínica A (TxB-A) surgiu como uma alternativa nova e promissora à indivíduos cuja dor não responde à medicação ou que não estão aptos para intervenções cirúrgicas. Vários estudos estabeleceram a segurança e a utilidade do TxB-A no tratamento de NT.

Objetivos

Avaliar a eficácia do uso da TxB-A em idosa com diagnóstico de neuralgia do trigêmeo no intuito de alívio da dor e melhora da qualidade de vida.

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino, 88 anos, diagnosticada com neuralgia do trigêmeo apresentando episódios de dor grave na região maxilar e mandibular (Escala Visual Analógica - EVA 9/10). Associado ao quadro de sonolência e letargia intensa pelo uso de carbamazepina em dose máxima (1200 mg). Foram realizadas aplicações subcutâneas totalizando 45U de TxB-A da marca Botulift, distribuídas por toda área onde a dor era sentida, através de pontos de 3U cada.

Resultados

A gravidade da dor diminuiu para EVA 5/10 no 5º dia e os episódios se resolveram totalmente após 10 dias. Não foram observadas reações adversas. A medicação foi diminuída conforme o alivio da dor, mantendo-se em dose mínima. O controle da dor perdurou por 4 meses.

Conclusões/Considerações Finais

A TxB-A se mostrou eficaz para redução da dor. O procedimento é bem tolerado, traz menos efeitos adversos e é menos invasivo do que muitas opções cirúrgicas. A comparação de diferentes vias de injeção e a dosagem mais apropriada podem oferecer novas informações para otimizar o uso da TxB-A no tratamento da dor.

Palavras Chave

Neuralgia do Trigêmeo; Toxina Botulínica; Dor grave; Tratamento

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Instituições

Paula Kath - Estetica Avançada - Santa Catarina - Brasil, UNIARP - Santa Catarina - Brasil

Autores

PAULA CAROLINA KATH, EMYR HIAGO BELLAVER, NATAN VEIGA