Dados do Trabalho
Título
TENDENCIAS NO USO EFETIVO DO CANABIDIOL NO TRATAMENTO DA EPILEPSIA: UMA REVISAO SISTEMATICA
Fundamentação/Introdução
A epilepsia é uma condição neurológica com prevalência global considerável, afetando aproximadamente 79 milhões de pessoas. Apesar da eficácia de diversos medicamentos antiepilépticos, aproximadamente um terço dos pacientes não respondem ao tratamento. Dessa forma, o canabidiol se destaca na prevenção de crises epilépticas, na redução da mortalidade e na melhora da qualidade de vida.
Objetivos
Este trabalho teve por objetivo realizar uma revisão sistemática acerca dos impactos do canabidiol (CBD) no tratamento da epilepsia, avaliando sua eficácia na redução de crises, os desafios relacionados a interações medicamentosas e estigmas, e identificando lacunas e direções para futuras pesquisas sobre sua segurança e farmacodinâmica.
Delineamento e Métodos
Foram utilizadas as palavras-chave na língua inglesa “cannabidiol”, “epilepsy” e “treatment” para busca de artigos no período entre 2019 e 2024 no banco de dados PubMed (US National Library of Medicine). Foram incluídos ensaios clínicos, metanálise, ensaio randomizado controlado, revisão e revisão sistemática. Foram selecionados 13 trabalhos e agregadas 7 literaturas escritas por doutores na área.
Resultados
A bibliografia evidencia que o canabidiol possui potencial terapêutico capaz de reduzir de maneira expressiva as crises convulsivas.
Os desafios no tratamento com CBD envolvem interações medicamentosas e os estigmas entre pacientes devido à sua origem como derivado da cannabis.
Conclusões/Considerações Finais
Nesse sentido, são imprescindíveis estudos adicionais para validar a eficácia prolongada do CBD, além de uma análise minuciosa de sua farmacodinâmica, dada a carência de dados nos estudos clínicos existentes.
Palavras Chave
Tratamento alternativo. Neuroinflamação. Convulsões. Cannabis.
Arquivos
Área
TEMA LIVRE
Autores
JÚLIA PEDRANJO DO AMARANTE, VITÓRIA EDUARDA SANTOS DE BAIRROS