Dados do Trabalho


Título

A AÇAO DA MELATONINA E EXERCICIO FISICO SOBRE O RIM DE RATOS CIRROTICOS

Fundamentação/Introdução

As alterações renais na cirrose são causadas pela redução do fluxo sanguíneo renal devido ao aumento da pressão arterial do fígado e redução da taxa de filtração glomerular. O estresse oxidativo é marcadamente elevado na doença hepática crônica e ganhou atenção como um fator potencial importante na hemodinâmica alterada e disfunção renal na cirrose. A melatonina se trata de um hormônio de caráter lipofílico o qual é sintetizado a partir da serotonina e vem ganhando notoriedade devido aos seus efeitos antioxidantes. A cirrose é uma doença crônica e progressiva que ocorre devido ao processo de cicatrização e regeneração do fígado. O modelo utilizado de cirrose por meio da ligadura de ducto biliar (LDB) provoca alterações semelhantes às encontradas em humanos.

Objetivos

Avaliar a ação da MLT e do EX no rim de ratos cirróticos.

Delineamento e Métodos

Estudo experimental. Para este estudo foram utilizados 26 ratos Wistar machos (±250g), os quais foram divididos em quatro grupos experimentais: CO (n=6), LDB (n=7), LDB+MLT (n=7), LDB+EX (n=6). Para a indução da cirrose foi realizada a LDB. A MLT foi administrada após 15 dias (20 mg/kg por via i.p.) . Foi realizado um protocolo de natação após o 15° dia de cirurgia. Os tratamentos tiveram duração de 14 dias. Após 28 dias do início do experimento, foram coletados os rins para as análises e foram realizadas as análises de lipoperoxidação por TBARS, enzima superóxido dismutase(SOD), Capacidade antioxidante total (TAC) e análise histológica, para a análise estatística foi realizada Anova seguida do teste Student-Newman-Keuls sendo significante (p<0,05).

Resultados

Foi observado um aumento nos níveis de TBARS no grupo LDB em relação ao grupo CO (p<0,05) e uma diminuição significativa nos grupo LDB+MLT e LDB+EX em relação ao LDB (p<0,05). Na análise observou-se uma diminuição TAC no grupo LDB em relação ao grupo CO (p<0,05) e um aumento significativo nos grupo LDB+EX em relação ao LDB (p<0,05) . Na análise da SOD foi observada uma diminuição da enzima no grupo LDB em comparação ao grupo CO (p<0,05). Na avaliação histológica foi observado uma desorganização das estruturas renais no grupo LDB em relação ao grupo controle e os tratados apresentaram estruturas semelhantes ao CO.

Conclusões/Considerações Finais

Sugerimos que a MLT e o EX podem minimizar os danos induzidos pela cirrose biliar secundária nos rins de ratos cirróticos.

Palavras Chave

Cirrose, exercício físico, Melatonina

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

TAILA LIMA DE SÁ, MILLENA DE OLIVEIRA ENGEROFF, SANDIELLY REBECA BENITEZ FONSECA, ELIZANGELA GONÇALVES SCHEMITT, NORMA POSSA MARRONI