Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA ATIVIDADE DIRETA A FERTILIZAÇAO IN VITRO RELACIONADO AOS CASOS E DIFICULDADES INFLUENCIADAS PELO MERCADO BRASILEIRO

Fundamentação/Introdução

A fertilização in vitro (FIV) é um marco no tratamento da infertilidade, amplamente discutido por Edwards e Steptoe nos anos 1970, que viabilizou a concepção fora do útero. A (FIV) revolucionou a medicina reprodutiva desde a primeira gravidez bem-sucedida em 1978, possibilitando que casais com infertilidade tivessem filhos. Este trabalho fundamenta a evolução das técnicas de reprodução assistida, destacando os avanços no tratamento de infertilidade. Destacando no Brasil, fatores econômicos e regulamentação que afetam o acesso e a oferta deste tratamento.

Objetivos

Analisar as principais dificuldades enfrentadas por pacientes brasileiros ao buscar tratamento de (FIV), considerando os desafios do mercado local, trazendo a importância dos mecanismos de tratamento influenciados pelo circuito de saúde.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional de caráter retrospectivo, com análise qualitativa baseada em revisões de literatura e relatos de pacientes e especialistas da área de reprodução assistida no Brasil, considerando informações com êxito e tratamento sucedido através de pesquisas efetuadas por meios locais com influência direta em (FIV).

Resultados

As questões enfrentadas incluem o alto custo do tratamento, a falta de cobertura dos sistemas públicos e privados de saúde, embora o Brasil tenha mais de 200 milhões de habitantes, a estimativa é de que apenas cerca de 0,05% da população feminina em idade fértil recorre ao (FIV) anualmente. Ainda assim, o método representa uma das técnicas de reprodução assistida mais populares no país, com a maior parte dos tratamentos sendo realizados em clínicas particulares. Além disso, faltam informações acessíveis sobre o FIV desestimulando o público a buscar o tratamento. Observou-se também um impacto significativo na oferta de serviços em função da concentração geográfica das clínicas especializadas em grandes centros urbanos, prejudicando o acesso em regiões menos envolvidas ao caso.

Conclusões/Considerações Finais

Ao mercado brasileiro de (FIV) apresenta obstáculos econômicos e estruturais que limitam o acesso ao tratamento, sendo necessário um aprimoramento das políticas públicas e maior divulgação de informações sobre a técnica para democratizar seu uso.

Palavras Chave

Fertilização in vitro; infertilidade; reprodução assistida; direitos reprodutivos.

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

DENILSON WITTCKIND TEIXEIRA, LEONARDO QUINTANA SOARES LOPES