Dados do Trabalho
Título
ALTERAÇOES NA SERIE BRANCA EM HEMOGRAMAS DE PACIENTES DE MEIA-IDADE E IDOSOS COM COMORBIDADES E COVID-19 NO BRASIL: UMA REVISAO SISTEMATICA
Fundamentação/Introdução
A pandemia da Covid-19 afetou de forma significativa pacientes de meia-idade e idosos com comorbidades, destacando a importância de entender as alterações causadas nos organismos desses grupos para auxiliar no manejo clínico da doença.
Objetivos
Identificar e compreender possíveis variações nos parâmetros da série branca de pacientes com Covid -19, de meia-idade e idosos e, com comorbidades no Brasil, através de uma revisão sistemática
Delineamento e Métodos
Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados Google Acadêmico, PubMed e Science Direct, no período de 2020 - 2024. Além disso, este estudo foi desenvolvido de acordo com o Itens de relatório preferidos para revisões sistemáticas e protocolos de meta-análise (PRISMA - P).
Resultados
O processo de busca resultou em 344.767 registros, sendo 341.190 no Google Acadêmico, 52 no PubMed e 1.525 no Science Direct. Os estudos selecionados a partir do título e do resumo foram 77, dos quais 35 foram excluídos. Os 42 artigos restantes foram lidos na íntegra, sendo que 29 foram desconsiderados por não mencionarem comorbidades dos pacientes, dados incompletos e relatos de caso, resultando em um total de 13 artigos elegíveis. O período de abrangência dos estudos selecionados é 2021-2023. Sendo que, um total de 3.080 pacientes analisados, sendo 1.692 do sexo masculino. Além disso, a média de idades dos pacientes dos estudos selecionados foi de 59 anos. Entre as principais comorbidades, são mencionadas hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. O principal achado foi a presença de linfopenia, seguido de leucopenia ou leucocitose.
Conclusões/Considerações Finais
A linfopenia foi a alteração hematológica mais recorrente em pacientes idosos e de meia-idade com comorbidades infectados por SARS-CoV-2. Esses resultados reforçam a necessidade de mais estudos direcionados para avaliar detalhadamente as alterações na série branca em grupos vulneráveis. Isso poderá contribuir para o aprimoramento do manejo clínico e desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para essa população.
Palavras Chave
linfopenia, idosos, comorbidades, covid-19, revisão sistemática.
Arquivos
Área
TEMA LIVRE
Autores
EMILIANA TURCHETTO, BIBIANA MARTINS BARASUOL