Dados do Trabalho


Título

INFLUENCIA DO JEJUM EM EXAMES LABORATORIAIS BIOQUIMICOS

Fundamentação/Introdução

Historicamente, a recomendação para os pacientes realizarem jejum antes de exames laboratoriais tem sido uma prática comum. No entanto, a necessidade e a duração desse jejum têm sido amplamente discutidas em estudos recentes.

Objetivos

Analisar os principais parâmetros bioquímicos em indivíduos saudáveis, comparando os resultados obtidos após um jejum de 12 horas com aqueles obtidos no estado alimentado.

Delineamento e Métodos

Utilizou-se uma amostragem por conveniência, incluindo indivíduos de ambos os sexos, com idades entre 18 e 50 anos. Foram excluídos indivíduos com doenças crônicas ou agudas, gestantes, lactantes, ou em uso de medicamentos que pudessem afetar os resultados. Foram feitas duas coletas de sangue: uma após 12 horas de jejum e outra de 60 a 90 minutos após uma refeição contendo carboidratos, gorduras e proteínas. Após a coleta, as amostras foram centrifugadas e os exames foram realizados no mesmo dia utilizando o equipamento BS120 da Mindray®. Os exames realizados foram: Ácido úrico, Albumina, Amilase, asparato e alamina aminotrasferase (AST e ALT), Bilirrubina direta, Bilirrubina total, Gama GT, Cálcio, Creatinina, Ferro, Colesterol, HDL (lipoproteína de alta densidade), Triglicerídeos, Proteínas totais, Ureia. Os dados foram analisados utilizando o software GraphPad Prism 10, pelo teste T student pareado.

Resultados

A população do estudo constou de 26 participantes, sendo 61% do sexo feminino e 38% do sexo masculino, com média de idade de 27 anos. Não houve variação significativa nas dosagens bioquímicas com e sem jejum em nenhum dos parâmetros avaliados.

Conclusões/Considerações Finais

O jejum não interfere na mensuração dos principais parâmetros bioquímicos avaliados na rotina laboratorial. A mensuração de glicose não foi incluída neste estudo pois evidências cientificas confirmam a necessidade do jejum de 8 horas. Este achado corrobora com a flexibilização da prática de jejum antes da maioria dos exames laboratoriais, o que pode tornar a realização de exames mais confortável, especialmente para crianças e idosos.

Palavras Chave

Jejum. Exames laboratoriais. Bioquímica

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

KARINA KIRSTEN, EVILYN FERREIRA LOPES